quinta-feira, 11 de junho de 2015

Queda Livre (parte 1)

Há alguns anos Marvin estava preso. A jaula era quentinha, porém muito pequena. Marvin conseguia observar o movimento ao redor de seu cativeiro. Notava os andarilhos, percebia trejeitos e manias... porém pouco interagia, apesar de ter espaço para fazer isso entre as grades, se quisesse. 

Alguns tentaram se aproximar, fazer perguntas, tentar descobrir o porque ele estava preso ali, naquele lugar. Marvin sabia, mas preferia não responder. Inventava desculpas e, as vezes, criava contextos para justificar para os outros e até para ele mesmo. De tanto falar ele acabou acreditando nas próprias justificativas.

O que ninguém sabia é que ele não havia feito nada de errado. Marvin havia se trancafiado naquela jaula de ferro, pequena de propósito e jogou a chave longe, para não conseguir alcançar mais. Em alguns momentos, aqueles andarilhos que por ali passavam tentaram chegar perto para tentar ajudá-lo. Marvin fingia que era grato pela ajuda mas, na verdade estava com medo de sair dali e, suspirava aliviado cada vez que alguém fracassava.

Já havia se acostumado com aquele local. Se sentia seguro. As vezes pensava que estava perdendo grandes experiências. As vezes se pegava pensando se aquela era a melhor decisão. Mas Marvin estava cômodo e tinha receio de tentar alcançar a chave. 

Num dia frio, mais um andarilho que passava por ali decidiu se aproximar. Marvin ficou quieto no cantinho de sua jaula. O andarilho se apresentou:
- Sou Brody. Tudo bem?
 
O silêncio de Marvin foi a resposta. Brody olhou a chave jogada longe, olhou de volta para Marvin trancafiado, e foi embora, seguindo seu caminho. Marvin não entendeu. Ficou pensando naquilo por horas. 

Durante os próximos dias Brody aparecia ali, colocava a chave um pouco mais perto da jaula e ia embora.
Marvin estava desesperado. Passou todos os dias pensando naquela situação. O que ele ia fazer? Iria ele abrir a jaula? Por que ele não falava nada? Era uma mistura de sentimentos bons, relacionados à possibilidade de estar finalmente livre, com sentimentos ruins de medo e insegurança. A chave estava cada vez mais perto. Brody não dizia mais nada. Marvin estava aterrorizado.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E baseado nas suas ideias...?